quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Meu primeiro livro

Ah,tão claramente me lembrei da minha primeira leitura.
Era um livro colorido,com animais dos quais achava extremamente fofos.Capa dura.Cheirinho de novo.Páginas de boa qualidade.Letras grandes.Belas ilustrações internas.Lembro que fiquei assim,abismada com ele em mãos durante uns 2 dias.Queria e não o queria ler.Tinha medo de le-lo tão rápido,que aquele flerte logo se desmancharia,e ele,se tornaria mais um livro,jogado numa das caixas do meu armário.
Ainda lembro de minha mãe gritando: "Leia logo Vanessa,ou eu vou dar para a vizinha",e eu assustada,fingia que lia.Ignorava as letras.O que me interessava mesmo,eram os desenhos.Um relógio de olhos tortos,uma casa de portas abertas,um leão com cara de faminto!Céus,como desejava,ansiava ler aquilo logo.Mas meu medo,logo me atormentava.Talvez,lê-lo,foi uma das coisas mais corajosas que já fiz na minha vida,e talvez,a primeira.
Não lembro em quantos dias terminei de ler a "Arca de noé".Tinha 6 anos e tinha recentemente aprendido a juntar as sílabas.Acredito que por conta disso,devo ter reservado a ele quase 4 meses.Cada dia era um poema diferente,um poema mágico,rimas que me levavam a pensar.Ah,saudades que sinto.
Ainda existe em mim a menina que leu aquele livro.
Ainda sinto os mesmos medos,ao pegar qualquer livro.
E quando,logo nas primeiras páginas,ele se torna uma irrecusável leitura,ainda páro com medo de termina-lo antes do prazo de 7 dias cedidos pela biblioteca,por medo de que,logo ele perca sua graça.

Nenhum comentário: