quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Teoria do Caos

"A teoria do caos trata do estudo de sistemas dinâmicos complexos não-lineares. (...) Outra definição mais elaborada diz-nos que o caos É o estudo de sistemas determinísticos que apresentam uma forte dependência aos parâmetros iniciais, que originam resultados aparentemente aleatórios, ou caóticos." (fonte: http://www.terravista.pt/nazare/2319/caos/)Em outras palavras, há certos sistemas no qual uma variação ínfima além da décima casa decimal pode gerar um resultado absurdamente diferente à medida que os valores são aplicados. A imagem clássica disso, citada pelo meteorologista que criou esta teoria, é a de que um bater de asas de uma borboleta na África poderia desencadear um tornado na América.Pensando bem, a própria vida que todos nós levamos não se afasta muito disso... a toda hora temos que tomar decisões, escolher caminhos, abrir mão de certas coisas e abraçar outras, coisas aparentemente muito pequenas mas que podem ter uma grande influência no nosso futuro. Até mesmo contratempos pelos quais passamos - por causa de um minuto eu perco a minha condução e já sei que vou chegar atrasado, espero o próximo e no meio do caminho vejo que o ônibus que perdi está "no prego". Ou outra vez que eu fui posto na rua, com todos os meus devidos direitos (tive que abrir mão de algumas coisas, mas enfim), o que acabou sendo um baque naquela hora, mas meses depois vejo a empresa afundar e não ter mais nem dinheiro pra pagar a conta de luz - teria sido bem pior ficar até o final e sair de mãos abanando.Ao meu ver, a vida em si é um sistema caótico - as coisas acontecem uma após a outra (muitas vezes sem qualquer explicação aparente) e formam uma intrincada rede onde tudo afeta o que está ao seu redor. Tentar entender o que se passa muitas vezes é inútil, o jeito é esperar que as peças se encaixem e formem o grande quebra-cabeça por trás de tudo que não conseguíamos ver quando suas partes ainda estavam se formando."Como seria se eu tivesse tomado tal decisão? O que teria acontecido se eu não tivesse falado nada naquele dia? Como seriam as coisas se eu tivesse aceitado a proposta inicial? Como seria se..."Às vezes eu paro e fico me perguntando essas coisas. Às vezes penso que tudo poderia ter sido diferente se, em determinado momento, eu tivesse dado um passo à frente ou recuado.Se eu tivesse aceitado ou recusado.Se eu tivesse ido ou ficado no meu lugar.Se eu tivesse pensado ou se eu tivesse sentido.Se eu tivesse...Se eu tivesse tomado a decisão certa... mas será mesmo que existe alguma decisão certa, no final das contas? Eu cheguei a conclusão que não existem decisões ou atos certos ou errados, acertadas ou não. O que existe, realmente, são as conseqüências que estas decisões ou atos nos trazem. Algumas vezes estamos preparados para arcar com estas conseqüências, outras não, mas elas sempre existem. E tudo depende do ponto de vista. E tudo pode acabar tendo alguma relação no final das contas, e tudo pode fazer parte de um grande sistema caótico, onde tudo está relacionado e somos apenas meros peões em um gigantesco tabuleiro fractal onde cada passo é capaz de desencadear grandes mudanças no nosso próprio futuro e no futuro de outras pessoas...Não acredito em destino. Acredito que tudo está em nossas mãos. Mesmo que não tenhamos muita consciência disso...

Nenhum comentário: