quarta-feira, 23 de abril de 2008

Body and Soul*

-Leve o Coltrane.
-Como assim?
-Leve-o
-Mas você sempre me disse que adorava Coltrane
-Menti,nunca fui muito chegado em blues
-Jazz
-O que?
-Jazz.Coltrane é Jazz
-Ah,para mim tanto faz.São a mesma coisa
-É bem diferente
-Ah?
-Jazz de blues,bem diferente.Você realmente mentiu.
-Ah,desculpe-me senhora-eu-nunca-me-enganei-antes
-Tudo bem.Mas me diga,porque mentiu no nosso primeiro encontro?
-Sobre o quê?
-Sobre gostar de jazz.Você me perguntou se eu gostava,e eu respondi que sim,que eu amava jazz.
-Bom,queria te impressionar.Inicialmente queria te levar para a cama.Apenas não queria que você pensasse que eu fosse como os outros caras com quem você saia antes.
-Ok,agora você se mostrou terrivelmente igual a eles.Mas isso já não importa.De onde tirou o Coltrane?Você me disse que amava Coltrane
-Antes de ir te encontrar,estava nervoso,ansioso demais.Acabei ligando o rádio para tentar relexar um pouco.Foi quando ouvi Don't know what love is.Jamais me esquecerei...Paixão mesmo a primeira ouvida.Como se aquelas notas do saxfone dele tivesse mudado algo dentro de mim.Até a maneira como eu te enxerguei logo após,foi diferente.Novos significados.
-Então porque você mentiu?
-Menti sobre?
-Jazz.Disse que não sabia a diferença entre jazz e blues.
-Não disse isso,disse que não me importava.Não preciso gostar de jazz,para amar especificadamente Coltrane.
-Então porque está se desfazendo dele?
-Não posso ficar com Coltrane
-Mas por...
-Porque eu amo tanto Coltrane quanto amo você.
-Ah...
-Cada vez que vazia amor com você,mais amava Coltrane.Cada vez que ouvia Coltrane,mais amava você.Vocês eram algo único saca?Se mesclaram em minha vida de uma forma definitiva,impossível de separar o significado de um do outro.Você era tão suave como alguns solos dele.E ele era tão delirante,tão profundo,quando os seus lábios.Não sei,não sei te explicar isso ao certo.Mas seria lascinante ouvir Coltrane sem você.Se tornariam músicas vazias,secas.Mais um cara tocando um saxfone...
-Eu não imaginava isso
-Nem eu
-Tudo bem,eu levo o Coltrane
-Ouça-o por mim
-Ouvirei
-Talvez algum dia,eu volte a ouvi-lo.Mas quando isso não me ferir
-Adeus
-Adeus

Ela põe Coltrane debaixo dos braços e sai pelas ruas.Vira uma esquina e o joga em uma lata de lixo.Ela também não suportaria encarar Coltrane como mais um cara com um saxfone.


*título de uma música de Coltrane