quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Cartola,o trovador do morro.

Vamos voltar alguns séculos atrás.
Os mais antigos textos da literatura portuguesa datam do século XII,época em que algumas pessoas conjulgavam poesia com música.Nasceram então,as cantigas,um tipo de literatura que enaltecia o amor ou criticava a sociedade daquela época.Cantigas estas,escritas e musicadas pelos trovadores.Mas,porque falar disso?Pois bem,oito séculos depois do surgimento do Trovadorismo,exatamente na cidade do Rio de Janeiro,morro da Mangueira,nasce um dos maiores compositores da música brasileira:Cartola.Um homem simples,humilde,que ao longo de 5 décadas,dedicou sua vida a escrever as mais belas canções do cancioneiro nacional.Ele compôs e cantou o amor como ninguém antes.Seu ritmo:Samba.Podemos considerar Cartola o nosso trovador do século XX.
Angenor de Oliveira receberia o apelido de Cartola na época em que trabalhava como pedreiro,e usava um chápeu tipo coco,para impedir que o cimento sujasse seu cabelo.Como o chapéu era um tanto maior do que sua cabeça,logo o chamariam de Cartola.
Começou a compor aos 15 anos,mas seus grandes sambas seriam escritos a partir dos seus 28 anos,quando encontrou seu eterno parceiro,Carlos Cachaça.
Em 1928,fundaria uma das maiores e mais importantes escolas de samba do Rio de Janeiro:A Estação Primeira de Mangueira,e seria seu principal compositor.Por motivos não revelados,nunca desfilava a frente da sua escola.
Em 1964,após tantos encontros e desencontros,casou-se com o grande amor de sua vida,Dona Zica.E para ela,escreveu os mais lindos sambas,como "As rosas não falam","O sol nascerá","Alvorada","Nós dois",entre outros.
Infelizmente,até a década de 60,não foi merecidamente reconhecido(incrivelmente,foi um dos maiores parceiros de Noel Rosa,além claro,das parcerias com Carlos Cachaça,Elton Medeiros e Dalmo Castello.)Ao longo dos seus 72 anos,escreveu mais de 500 canções.Muitas delas,jamais chegaram a ser gravadas,já que em vida,Cartola só gravou 4 álbuns,a partir de 1968.
Morreu de cancêr,em novembro de 1980.Muitos artistas,de grande renome nacional,regravaram seus clássicos,como Cazuza,Chico Buarque,Paulinho da Viola,Alcione,Beth Carvalho,entre tantos.
E após 27 anos de sua morte,suas letras continuam tão atuais como nunca.Talvez seja porque o amor enaltecido em suas lindas canções jamais envelhecerá,e suas críticas sociais a sociedade,ainda é a mesma de hoje,calada na voz de tantos.Os grandes compositores são como o vinho...
Salve Cartola!

Um comentário:

ॐ cynthiaaa...ॐ disse...

Tente aproveitar muito bem as mensagens descritas ae...do desprendimento desse ser iluminado...e se ouvir algumas musicas dele...identificar as mensagens inteligentes que ele transmitia...agora,se for alguem tão leigo assim...continue a curtir as musicas atuais e futeis!!